sábado, 15 de outubro de 2011

Cuidados Paliativos

O paciente com câncer apresenta uma gama de sinais e sintomas de ordem física, emocional, psicológica e espiritual que surgem desde antes do diagnóstico e podem se estender durante toda a evolução da doença. Esses sintomas acarretam uma piora na sua qualidade de vida e na resposta ao tratamento direcionado ao câncer, além de conseqüências aos seus familiares e tais sintomas devem ser controlados continuamente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) enfatiza que o tratamento curativo direcionado ao câncer deve ser acompanhado com o controle de sintomas relacionados à doença e ao próprio tratamento, de forma impecável desde a época do diagnóstico, passando pelas fases de progressão da doença ou a cura do câncer.

A forma de tratar o paciente em sua totalidade chama-se Cuidados Paliativos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida não só ao paciente mas também aos seus familiares através de uma abordagem total às suas necessidades físicas, emocionais, psicológicas, sociais e espirituais, feita por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar de forma ativa, contínua, dinâmica e antecipatória.

Para realizar o atendimento multidisciplinar, o serviço conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, voluntários e representantes religiosos. Dessa forma, o paciente é valorizado em sua totalidade e não apenas de forma fragmentada, como apenas um portador de câncer.

Assim como em países do primeiro mundo, o Hospital A. C. Camargo oferece esse tipo de tratamento aos seus pacientes. Criado em 2004, tem como objetivo controlar os sintomas de forma impecável, valorizando a vida e o paciente mais do que a própria doença. Dessa forma, o paciente recebe respeito, dignidade e conforto concomitante com o tratamento direcionado especificamente ao câncer como a quimioterapia, cirurgia ou radioterapia, e assim, atendendo o paciente em sua totalidade e em todas as fases da doença.

Integração


O trabalho da enfermagem visa esclarecer as atribuições dos cuidados paliativos, avaliar as condições gerais do paciente, internado ou em tratamento ambulatorial, e traçar um plano de cuidados adequado para atender suas necessidades, de seus familiares e cuidadores.

A abordagem nutricional dos pacientes em cuidados paliativos consiste em promover uma orientação dietética individualizada que atenda às necessidades calóricas e limitações inerentes à doença, otimizando todos os recursos possíveis para a reabilitação alimentar.


www.accamargo.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário